- Presente?
- Posts
- Lição #1 - Pode ouvir seus instintos, mas primeiro olhe os dados
Lição #1 - Pode ouvir seus instintos, mas primeiro olhe os dados
Apresentação - Tempo de leitura: 4 minutos
Olá, meu nome é Clara e, por algumas reviravoltas inesperadas do destino, hoje eu sou professora de estratégias de negócios, marketing e empreendedorismo para alunos do ensino médio.
É engraçado olhar para trás e pensar que eu tinha tudo para chegar até aqui desde cedo, mas acabei seguindo um caminho um pouco não convencional.
Nesta newsletter, eu vou dividir com vocês o que eu venho aprendendo sobre negócios para poder ensinar os meus alunos de uma forma que traga interesse e aprendizado real.
Neste momento da minha vida, o meu interesse por empreendedorismo não vem de uma vontade pessoal de me tornar CEO da minha própria empresa, mas sim de uma curiosidade em compreender conceitos e mudanças de mercado para poder ensinar algo realmente relevante para meus alunos.
🙋♀️ Presente?
Lição #1 - Pode ouvir seus instintos, mas primeiro olhe os dados
Sempre que começo com uma turma nova, eu gosto de demonstrar a importância de olharmos os dados antes de tomar uma decisão de negócio. Isso porque muitas vezes o que pensamos sobre um assunto está incompleto ou enviesado pelo nosso contexto de mundo. Porém, quando pensamos em um negócio e vamos arriscar não só as nossas economias, mas também a de outras pessoas, é importante examinar o seu mercado com números reais.
Eu faço esse exercício com meus alunos no começo do semestre para conhecê-los melhor. Eu gosto de entender como funciona uma turma nova antes de terminar o meu planejamento do semestre, já que toda sala tem uma dinâmica diferente. Sinto que esse exercício me ajuda a entender quem são os alunos mais criativos, tímidos ou extrovertidos, e também aqueles que desistem da atividade por não entender o porquê de estarmos falando de sorvete.
Vamos brincar?
▶️ Um dos países abaixo é o que vende mais litros de sorvete por ano. Escolha um:
Brasil
Austrália
Itália
Nova Zelândia
Suécia
Finlândia
Agora complete a frase:
🍦 O país _________ é o que vende mais sorvete no mundo porque …
Algumas (ótimas) respostas que eu já ouvi dos meus alunos:
Esse país vende mais sorvete que outros porque eles inventaram o sorvete.
Eles vendem mais porque são muito famosos por isso.
Eles vendem mais porque eles têm muita diversidade de frutas, então o sorvete é uma boa alternativa do que fazer com elas.
Eles têm muita vaca, então eles têm muito leite. E sorvete se faz com leite.
Mas a resposta que eu mais escuto desde que eu comecei a dar essa aula é:
🥵 Esse país vende mais sorvete porque é muito quente, então se come muito sorvete para se refrescar.
Eu fico até com pena de sorveterias quando passo de carro por elas em um dia frio. Parece que o vazio lá dentro é ainda mais frio.
Eu pensei nessa aula depois de uma amiga me mandar um vídeo fazendo uma brincadeira com o paradoxo do sorvete.
🌏️ 🍨 Então, qual o país que vende mais sorvete no mundo? 🇳🇿 Nova Zelândia, seguida de um monte de outros países frios como 🇫🇮 Finlândia, 🇸🇪 Suécia e 🇩🇰 Dinamarca. Pensou 🇮🇹 Itália? Número 9. 🇧🇷 Brasil? É mencionado no texto, mas não aparece no top 10, segundo World Population Review, 2024.
Brasil, praia, calor, picolé. Esta é a minha lógica. Baseado em nada mesmo, só na minha vontade de tomar sorvete quando esquenta. Mas as empresas de sorvete sabem disto.
🌞 Veja este exemplo de campanha fantástica da Magnum na Grã-Bretanha capitalizando na nossa associação de sorvete com a luz do sol.
Este texto não era para ser uma fábula, mas tem uma moral da história.
Até a próxima, Prof. Clara!
💄 Gostou do paradoxo do sorvete? Leia também sobre o efeito batom.
Como usar na sala de aula
Eu uso esta atividade como um jeito diferente de agrupar os alunos. Quando eles entram eles veem escrito na lousa “escolha um país” e 6 grupos separados com as carteiras, um com o nome de um dos países acima. A ideia é que eles escolham baseado no país e não só sentar com os amigos. Às vezes, dá certo. Quer outras maneiras de potencializar o trabalho em grupo, dê uma olhada nesta matéria da Geekie.
Reply